“Dize aos filhos de Israel que marchem”
Trechos do sermão proferido à igreja em 1946
"A fé em Jesus Cristo, quando genuína e vigorosa, infunde no crente uma fortaleza tal que o capacita a sobrepor-se às adversidades mais aflitivas e a vencer os mais formidáveis obstáculos.
Vivemos dias de prova muitíssimo dura e que exigem dos homens desta geração maiores recursos de resistência e combatividade moral.
Defrontamo-nos à cada passo com problemas e situações tão complexas e esmagadoras, que muitos desanimam e se entregam às amarguras de um pessimismo negativo e derrotista. Outros dão vaza ao seu desencanto através de manifestações explosivas e violentas, que traduzem a revolta do fracasso e da inibição que lhes tritura a esperança.
S. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, não obstante ser o homem mais detestado e perseguido de sua geração e talvez o que maiores obstáculos e oposições enfrentou para cumprir a sua missão e realizar os seus ideais, adquiriu um verdadeiro "complexo de vitória".
Jamais se deixou abater. Nunca desanimou nem retrocedeu. Empenhou-se a fundo, combatendo o que denominou "o bom combate" e se considerou "mais do que vencedor".
Nas horas mais penosas da vida, quando as escarpas do caminho nos forem os pés e os cardos do sofrimento fazem nos sangrar o coração,
reanima-se-nos a alma e reacende-se-nos a chama de uma esperança bruxuleante quando, em fé sincera, repetimos confiantemente as palavras preciosas da Bíblia:
"Posso todas as coisas Naquele que me fortalece".”
Pastor Dr. João Filson Soren, em Janeiro de 1946.