“Dize aos filhos de Israel que marchem”      

Trechos do sermão proferido à igreja em 1946      

 

     "A fé em Jesus Cristo, quando genuína e vigorosa, infunde no crente uma fortaleza tal que o capacita a sobrepor-se às adversidades mais aflitivas e a vencer os mais formidáveis obstáculos.

    

     Vivemos dias de prova muitíssimo dura e que exigem dos homens desta geração maiores recursos de resistência e combatividade moral.

Defrontamo-nos à cada passo com problemas e situações tão complexas e esmagadoras, que muitos desanimam e se entregam às amarguras de um pessimismo negativo e derrotista. Outros dão vaza ao seu desencanto através de manifestações explosivas e violentas, que traduzem a revolta do fracasso e da inibição que lhes tritura a esperança.

 

     S. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, não obstante ser o homem mais detestado e perseguido de sua geração e talvez o que maiores obstáculos e oposições enfrentou para cumprir a sua missão e realizar os seus ideais, adquiriu um verdadeiro "complexo de vitória".

Jamais se deixou abater.  Nunca desanimou nem retrocedeu.  Empenhou-se a fundo, combatendo o que denominou "o bom combate" e se considerou "mais do que vencedor".

 

     Nas horas mais penosas da vida, quando as escarpas do caminho nos forem os pés e os cardos do sofrimento fazem nos sangrar o coração,

reanima-se-nos a alma e reacende-se-nos a chama de uma esperança bruxuleante quando, em fé sincera, repetimos confiantemente as palavras preciosas da Bíblia:

"Posso todas as coisas Naquele que me fortalece".”

 

                                                                                            Pastor Dr. João Filson Soren, em Janeiro de 1946.