"Cremos que a mais importante iniciativa de João Soren para o aprimoramento do canto coral sacro foi a única apresentação no Rio de Janeiro, em setembro de 1955, do célebre "Thomanerchor" (coro infanto-juvenil da igreja de São Tomás, em Leipzig, que foi dirigido durante 27 anos por Bach), que interpretou, além de peças de Bruckner, Reger, David e Kodály, o moteto "Jesus, minha alegria", de Bach, sob a regência de Günther Ramin. Essa audição deve ter inspirado a Dorivil de Souza a criação de um coro infanto-juvenil que pudesse cantar obras de alto nível."

Rolando de Nassau

Publicado em "O Jornal Batista", de 06 de janeiro de 1985, pp.02 e 10.

“Marcante acontecimento sacro-musical verificou-se na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1955, com a apresentação do famoso Coro dos Meninos Cantores da Escola de São Tomás, anexa à Igreja Evangélica do mesmo nome, em Lípsia (Leipzig), Alemanha, considerado pela crítica especializada o melhor da Europa, no gênero.

O Coro reúne setenta figuras entre meninos e rapazes de onze a dezoito anos. De elevado nível artístico foi o programa, todo ele executado a cappella com impecável justeza e unção religiosa, proporcionando aos ouvintes sublimes momentos de recolhimento espiritual e permitindo-lhes travar conhecimento com músicas sacras contemporâneas, geralmente desconhecidas no Brasil, e apreciar um dos mais belos motetos (n 3) de J. S. Bach “Jesus, minha alegria” (Jesu, meine Freude). Tanto este quanto os dois Graduais do austríaco Anton Bruckner (1873-1916) e os dois Cânticos Religiosos do alemão Max Reger (1873-1916), bem como as mais modernas peças do evangélico austríaco Joh. Nepomuk David, nascido em 1895 (a Missa em alemão, Op. 42), e o húngaro Zoltan Kodály, nascido em 1882 (a cena bíblica para coro misto Jesus e os Vendedores), alcançaram limpidez verdadeiramente maravilhosa permitindo ao ouvinte perceber com clareza, a despeito da espantosa dificuldade de algumas destas peças, a sua possante estrutura, frequentemente revestida de uma complexa trama polifônica.” 

Henriqueta Rosa Fernandes Braga

Música Sacra Evangélica no Brasil. Rio de Janeiro, Kosmos Editora 1961.

 

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom